sábado, 20 de agosto de 2011

Os Famosos e os Duendes da Morte


Uma das experiências mais emocionantes que tive foi a de assistir “Os famosos e os duendes da morte” e agora eu explico o porque.
 
Os famosos é um filme intensamente emocional, com cenas marcantes que por trás do seu regionalismo tem uma dimensão enorme, que consegue embarcar como nenhum filme que eu já assisti o sofrimento do jovem atual, em uma sociedade padronizada.

Um dos temas do filme é o suicídio entre os jovens, o filme aborda este tópico de uma maneira indireta, mas nem por isso menos crítica.

Este filme fala dos dilemas de um jovem que vive no interior e que sofre de uma exclusão silenciosa, que tantas vezes foi retratada por imagens incríveis, alias um dos pontos fortes do filme é a fotografia.

Antes de tudo ele é um filme angustiante, com cenas tocantes como aquela do futsal. Onde ele é o ultimo a ser escolhido. Poucas pessoas sabem o que isto significa, e outras poucas sabem como é viver esta cena. O sentimento dualista de querer participar de um grupo maior e o outro de ser como é sem abrir mão de sua verdadeira essência. Ou seja, ele não quer ser chamado, mas ao mesmo tempo não quer ser excluído.

A sociedade é hipócrita; a escola as pessoas são todas opressivas, a única maneira do jovem do filme se expressar é através da internet, nela ele vive inteiramente, nela toda a sua criatividade é posta em frases magníficas como: “estar perto não é físico” e em “alucinações” que envolve uma espécie de triangulo amoroso.

Descrever este filme é difícil, ela retrata varias coisas, ele é aquele raro tipo de filme que te pega pelo sentimento, somente depois de algum tempo você começa a pensar sobre ele, mesmo assim o sentir é o ponto forte.

Sobre ele há mais perguntas do que respostas há mais sentimentos e emoções do que pensamentos e, por mais que eu fale e escreva, sinto estar negligenciando algo. 

Nada substitui a sensação de assisti-lo.

OBS.: Além da fotografia a trilha-sonora é ótima.

10 comentários:

hnrchcrnh disse...

Um filme jovem, sincero e direto nos seus pontos... Sem dúvida um dos melhores filmes da produção nacional - e, pessoalmente, meu favorito. Falhas de realização à parte, é um filme que se coloca no seu contexto como algo além de "bom-regular-ruim": é ESSENCIAL.

A condensação do imaginário jovem, a
problemática da cidade pequena, a beleza das paisagens, o contemporâneo presente onde se faz importante, e não forçado como necessidade doentia de identificação... É uma referência que eu pretendo guardar sempre comigo.

Fico muito feliz que você tenha visto - e gostado! =)


(Ah, também fizeram um livro, mas admito que não me encantou quando eu o folheei na livraria...)

Everton Paschoal disse...

Eu amei este filme. Achei ele um filme bem grandioso para os padrões de filmes nacionais, mesmo o assistindo recentemente, ele se tornou um dos meus filmes favoritos.

Eu também fiquei bem tentado a ler o livro, mas nesse caso não tenho certeza, um dos fatores do filme que me encantou foi o visual e o artístico.

Obrigado pelo comentário. =)

Alan Raspante disse...

Nossa, agora eu fiquei "louco", preciso ver este filme o quanto antes!!! Ótimo texto ;)

[]s

Everton Paschoal disse...

De uma certa maneira eu me apoiei no seu blog. Posso não estar comentando lá, mas sempre leio.

Na verdade acho que depois de que eu "descobri" o seu blog minha lista de filmes para assistir mais que triplicou. =)

Este filme é verdadeiramente incrível, acho que se você assistir não vai se arrepender.

Victor Fisch disse...

Preciso assistir. Marcado para esta semana.

Everton Paschoal disse...

Victor este filme é muito bom! Vale a pena assisti-lo.

Ele trás em si uma espécie de critica social, do jeito que eu mais gosto, de uma maneira indireta.

Fred disse...

Olá Everton. Retribuindo e agradecendo sua visita ao TPM. Fico satisfeito que tenhas gostado do que escrevi sobre Mr. Wonka! Eu gosto muito da obra! E sobre este que sugeres, ainda não vi. Abraços e volte sempre!

Rodrigo Mendes disse...

Escreveu muito bem sobre o filme através de sua experiência pessoal.

Preciso rever, achei um trabalho ousado do Esmir Filho. Ótimo filme!

Abraço

Kuki Bertolini disse...

Ainda não assisti esse filme,Everton querido,mas acho que vou ter de baixá-lo,a temática me atraiu.Já vi muitos filmes com tema semelhante e se vc curte,uma boa pedida é o "As virgens suicidas". Não é tão grandioso quanto este,mas vc vai adorar!Um mega abraço, Everton!!!

Everton Paschoal disse...

Vou fazer o download deste filme "As virgens suicidas". Muito obrigado pela dica. =)