quarta-feira, 22 de junho de 2011

Édipo Rei

Édipo Rei é um livro escrito por Sofocles um dos principais dramaturgos da Grécia Clássica juntamente com Ésquilo e Eurípides e, o interessante deste livro é a luta do personagem principal contra o seu destino.

O livro começa com a revelação de que para salvar seu povo de uma peste que se alastra pela cidade Édipo precisa encontrar o assassino do rei anterior, a partir dai começa a investigação de varias testemunhas, conforme os dialogos vão acontecendo torna-se mais claro a ligação e a importância que Édipo tem para a resolução deste caso.

A importância desta obra é tão grande que é quase certa que estudantes de psicologia, acabam vendo este livro pelo sua importância nas teorias de psicanálise, desenvolvidas por Freud.

Outro curso onde se destaca este livro é o de direito por envolver uma investigação policial, com uso de varias testemunhas.

Este é um livro indicado a todos que querem saber mais sobre a cultura Grega, mais especificamente sobre as tragédias.

Uma curiosidade é que segundo o filosofo Aristóteles, Édipo Rei é a melhor tragédia grega, a que possui todos os principais elementos para se tornar universal.

Um comentário:

hnrchcrnh disse...

Isso pra não falar das infinitas aulas de dramaturgia a partir da obra.

Já perdi a conta das aulas de roteiro envolvendo Édipo - e dos infinitos elementos dramáticos extraídos dele!

E o incrível é que, no fim, é uma obra tão presente e enraizada no consciente coletivo que a leitura se tornou dispensável; ao mesmo tempo, é preciso muito mais do que ler para poder identificar e analisar com clareza as bases do formato dramático presentes na peça. Além disso, as características já foram tão usadas e re-usadas por incontáveis tradições que é quase impossível pensar que este modo-de-contar nem sempre foi óbvio.

Um início fundamental para quem deseja enxergar além das obras escritas, sejam elas literatura ou dramaturgia.