sábado, 23 de abril de 2011

Livro do Mês:O Cobrador de Rubem Fonseca

Por uma feliz coincidência descobri que o livro que estou lendo O Cobrador é o Livro do Mês segundo o portal de Literatura do Wikipedia,o que foi uma coincidencia em dobro pois eu nem sabia que existia este portal.
Aqui esta o trecho retirado do site:

" "O Cobrador de Rubem Fonseca
Publicado em 1979 e um dos grandes sucessos de Rubem FonsecaO Cobrador é um livro de contos bastante conhecido pela sua visão fria e cruel da sociedade. O autor, com linguagem simples e objetiva, descreve em mínimos detalhes a natureza perversa do ser humano nas grandes cidade.
O conto que dá título à obra é um texto que resume muitas características dos trabalhos do autor. Nele é contado o Dia de Fúria do personagem que, cansado de ser explorado pela sociedade, resolve sair à forra cobrando tudo o que lhe era devido."
Trecho do livro
  • "São quatrocentos cruzeiros.
Só rindo. Não tem não, meu chapa, eu disse.
Não tem não o quê?
Não tem quatrocentos cruzeiros. Fui andando em direção à porta.
Ele bloqueou a porta com o corpo. É melhor pagar, disse. Era um homem grande, mãos grandes e pulso forte de tanto arrancar os dentes dos fodidos. E meu físico franzino encoraja as pessoas. Odeio dentistas, comerciantes, advogadas, industriais, funcionários, médicos, executivos, essa canalha inteira. Todos eles estão me devendo muito. Abri o blusão, tirei o 38, e perguntei com tanta raiva que uma gota de meu cuspe bateu na cara dele, -- que tal enfiar isso no teu cu? Ele ficou branco, recuou. Apontando o revólver para o peito dele comecei a aliviar o meu coração: tirei as gavetas dos armários, joguei tudo no chão, chutei os vidrinhos todos como se fossem balas, eles pipocavam e explodiam na parede. Ar­rebentar os cuspidores e motores foi mais difícil, cheguei a machucar as mãos e os pés. O dentista me olhava, várias vezes deve ter pensado em pular em cima de mim, eu queria muito que ele fizesse isso para dar um tiro naquela barriga grande cheia de m****"."
Espera que assim como eu,resolva ler este livro que além de ser bem escrito,com suas partes politicamente incorretas é quase sempre pedidos em concursos e vestibulares

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Faça um Esconderijo dentro de um Livro

Em uma dessas andanças no YouTube encontrei um canal bem legal com experiências de química, física e outras coisinhas mais,foi então que encontrei este vídeo mostrando como criar um esconderijo dentro de um livro,então resolvi posta-lo aqui.Acho que coisas proveitosas devem continuar e para isso eu dou uma força aos integrantes do Canal Manual do Mundo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

William Harvey e René Descartes

Vejam a frase a baixo retirada do Wikipédia:


William Harvey (1578—1657) foi um médico britânico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração.


Não acharam algo de estranho,na 7º Serie ao estudar o sistema circulatório me deparei com uma frase parecida com esta e fiquei me perguntando o porque de descobrirem tão tardiamente sobre a circulação sanguínea,bem desde estão esta duvida tinha  me incomodado foi então que sem querer acabei descobrindo o porque lendo um livro de Psicologia aqui esta o trecho:


"Neste período, René Descartes (1596-1659) um, dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo humano morto, e que era impensável nos séculos anteriores (o corpo era considerado sagrado pela Igreja por ser a essência da alma), e dessa forma possibilita o avanço da anatomia e da fisiologia."


Agora compare as datas René Descartes (1596-1659),William Harvey (1578-1657),os dois nasceram no mesmo período,agora imagina o quando hoje estaríamos avançados em anatomia e  fisiologia se a Igreja não proibi-se o estudo dos corpos mortos,diria que a neste quesito a Igreja atrasou em uns 300 anos a ciência anatômica(um avaliação otimista).

terça-feira, 19 de abril de 2011

A Lenda de Narciso – Mitologia Grego-Romana


Olá Leitores,
Hoje Trago a Vocês um dos mitos mais conhecidos do mundo,mito que gerou a palavra narcisismo.
Há milhares de anos atrás, na antigüidade mais remota do povo grego, nas terras da Beócia , nasceu Narciso, filho do rio Cefiso, que tomara à força a ninfa Liríope. Narciso era belíssimo e sua mãe, ansiosa por saber-lhe o futuro, procurou um famoso adivinho: o cego Tirésias. Na luz de sua escuridão Tirésias viu e disse:
- Narciso terá vida longa contanto que não se conheça nunca!
Liríope nada entendeu e mesmo consultando os mais sábios, não conseguiu decifrar o enigma daquelas palavras. Enfim, esqueceu a profecia.
Narciso cresceu com os traços e as formas de um deus. Assediado pelas ninfas fugia de todas entretido com os jogos de caça, indiferente ao sofrimento das paixões não correspondidas que despertava.
Um dia, porém, cansado de longa jornada, quedou-se na relva à beira de um lago e, inclinando-se a fim de beber, pois tinha sede, eis que na superfície estática da água, deparou-se Narciso com o reflexo perfeito do próprio rosto, coisa que nunca vira antes em toda a sua vida. Extasiou-se. Nas palavras de Ovídio, assim reagiu o jovem, enamorado de si mesmo:
"...o rosto fixo, absorvido com esse espetáculo, ele parece uma estátua de mármore de Paros. Deitado no solo, contempla dois astros, seus próprios olhos, e seus cabelos, dignos de Baco, dignos também de Apolo, suas faces imberbes, seu pescoço de marfim, sua boca encantadora e o rubor que colore a nívea brancura de sua pele. Admira tudo aquilo que suscita a própria admiração. Em sua ingenuidade, deseja a si mesmo. A si mesmo dedica seus próprios louvores. Ele mesmo inspira os ardores que sente. Ele é o elemento do fogo que ele próprio acende. E quantas vezes dirigiu beijos vãos à onda enganadora! Quantas vezes, para segurar seu pescoço ali refletido, inutilmente mergulhou os braços no meio das águas. Não sabe o que está vendo, mas o que vê excita-o e o mesmo erro que lhe engana os olhos acende-lhe a cobiça. Crédula criança, de que servem estes vãos esforços para para possuir uma aparência fugitiva ? O objeto de teu desejo não existe. O objeto de teu amor, vira-te e o farás desaparecer. Esta sombra que vês é um reflexo de tua imagem. Não é nada em si mesma; foi contigo que ela apareceu, e persiste, e tua partida a dissiparia, se tivesses coragem de partir."

Mas Narciso não partiu. Ali permaneceu, paralisado de amor pela imagem aprisionada no espelho d'água. Não comia, não bebia para não se afastar por nem um segundo da imagem no lago, não dormia. Definhou. Morreu, afinal, de fome, de sede, de exaustão*. Depois de morto, ainda assim não teve paz: nas profundezas do Hades, Narciso continua sua auto-contemplação debruçado às margens do rio Estige. Na superfície da terra, nos bosques, as ninfas pretendem fazer as cerimônias fúnebres, mas eis que o corpo desapareceu e no seu lugar brotou a flor amarela e branca que hoje conhecemos pelo nome daquele que amou somente a si mesmo.

*Segundo outras versões ele se afogou.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Filosofia Medieval:Santo Agostinho e São Tomas de Aquino

Olá Leitores,
Hoje o meu post é sobre filosofia espera que gostem.


Filosofia Medieval

Vai do século VIII ao XIV. Nessa fase, a Igreja dominava a Europa e a filosofia ensinada nas escolas era a escolástica, que representa o último período do pensamento cristão. É o oposto da patrística, pois, para esta, o interesse é o religioso, e naquela o interesse é a elaboração da filosofia cristã.

Santo Agostinho – Platonismo Cristão

Nasceu em Tagaste no ano de 354 d.C. no norte da África e morreu quando era bispo em Hipona, em 430 d.C.
Tinha um pai pagão e mãe cristã. Segundo ele, foi a leitura do Cícero, que o fez se interessar por Filosofia.

Em um primeiro momento de sua jornada filosófica, adere ao maniqueísmo, pensamento que afirmava a existência de dois princípios opostos no universo (o Bem e o Mal) que tratavam luta eterna e equivalente.

O filósofo faz parte da chamada Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos da Idade Média.

Antes de Santo Agostinho, a História era concebida como uma sucessão de fatos, que se respeitam ciclicamente. Não havia uma noção de sentido nos fatos: tudo era apenas uma coleção de acontecimentos.

Três foram as contribuições filosóficas do pensamento de Santo Agostinho: Sua solução para a questão da oposição entre fé e a razão, ou seja, quais são os limites da razão e em que momento se deve usar a fé para compreender a verdade. A Teoria do Conhecimento, centrada na ideia de interioridade e uma concepção de uma nova visão histórica do mundo, que acrescenta sentido a um processo histórico.

Seu pensamento se constrói a partir da influência de duas fontes:
Do neoplatonismo de Plotino e dos ensinamentos bíblicos de São Paulo e do Evangelho de São João.
O platonismo é tido como uma antecipação do cristianismo. De fato, Agostinho defende a posição de que a filosofia platônica seria uma preparação de alma e até um conhecimento útil para que se possa ter a compreensão da verdade revelada por Cristo.

A questão desenvolvida por ele é a seguinte:
Como a mente humana é falível, mutável e, assim, imperfeita, poderia compreender a verdade que é eterna, infalível e perfeita?
Santo Agostinho tem consciência da resposta que Platão tem para a pergunta: a verdade não pode ser ensinada; tudo o que o filosofo pode fazer é servir de instrumento para fazer com que essa verdade possa vir à tona (ou já trazemos com a virtude conosco ou nenhum mestre será capaz de ensiná-la, já que ela é parte essencial da alma humana).

Teoria da Iluminação:
Agostinho não aceita a teoria da reminiscência platônica, considerando-a incompleta, mas constrói uma teoria da iluminação: a verdade interior é o próprio Cristo que ilumina a alma humana para empreender a compreensão. A alma humana possui uma centelha divina que lhe permite compreender a verdade.
Sua concepção filosófica estabelece claramente uma relação interior-exterior, colocando na interioridade humana a morada da Verdade. É nesse sentido que se pode compreender sua famosa frase “Homine habital veritas” (No homem interior habita a verdade).
É dito que Santo Agostinho é o principal filosófico a construir uma idéia de interioridade.

Suas Principais Obras:
De Magistro (Do Mestre), Contra os Acadêmicos, na qual critica o ceticismo em defesa da verdade revelada, Contra os Maniqueus, Confissões, Sobre a Doutrina Cristã, Sobre a Trindade e A Cidade de Deus.

“Se não credes, não entendereis!”


São Tomás de Aquino – Pensamento Aristotélico

Nasceu em Roccasecca no ano de 1225 d.C. e morreu em 1274 d.C.
O filósofo faz parte da chamada Escolástica, filosofia que estava envolvida com uma determinada escola.
É nesse contexto que São Tomás, frade dominicano e professor da universidade de Paris, é responsável por um acréscimo importante na filosofia cristã, pois foca seus esforços numa reinterpretação da filosofia aristotélica para adaptá-la ao pensamento cristão. É importante dizer que a obra aristotélica até então tinha sido colocada de lado e até mesmo seu estudo proibido sob acusação de heresia. A base do pensamento da Igreja Católica ainda era, em grande medida, a interpretação cristã da filosofia platônica feita por Santo Agostinho. Coube ao esforço de São Tomás trazer à luz o pensamento de Aristóteles.

São Tomás faz uso da filosofia para compreender a religião, no problema entre a fé e a razão.

O objetivo da filosofia de Tomás de Aquino é “combater os hereges” em seu próprio terreno: o campo da razão.

Seu êxito foi tão grande que foi praticamente oficializada pela Igreja, tornando-se parte do conjunto de dogmas eclesiásticos.

Um assunto essencial:
As provas racionais da existência de Deus, como São Tomás faz uso do pensamento filosófica para compreender o universo da religião, na problemática entre fé e razão.

Existência de Deus:
Não se tem conhecimento autoevidente de Deus. O que há é um conhecimento confuso da existência de Deus.
Sabemos que existe algo, mas não sabemos exatamente o quê. É como saber da aproximação de uma pessoa, mas não saber quem é essa pessoa.

Se a existência de Deus pode ser demonstrada:
Embora não possamos conhecer a essência de Deus, podemos demonstrar que Ele existe.


Como demonstrar a existência de Deus – as cinco vias da prova:

1ª via - Argumento do movimento: Deus é o motor que move tudo sem ser movido.

2ª via - Argumento da causa eficiente: é necessário que haja uma causa eficiente primeiro, que é Deus, do contrário não haveria nenhum efeito, pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita.

3ª via - Argumento cosmológico: nem tudo pode ser contingente; visto que o universo existe, é preciso haver algo que o criou. .

4ª via - Argumento da perfeição: verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que os outros, qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tinha este padrão máximo de perfeição e que é a causa da perfeição dos demais seres.

5ª via - Argumento de inteligência ordenada: existe uma ordem no universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispõe o universo na forma ordenada.

Sua contribuição está no fato de que não é apenas mais pela fé que podemos comprovar a existência de Deus. Alem disso, seus argumentos vão contra a ideia de que é possível conhecer Deus sem consultar seus efeitos, ou seja, sem partir do mundo sensível.

“Três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber o que deve crer, saber o que deve desejar, saber o que deve fazer”

Abre-se, assim, um novo contexto de revalorização filosófica que terá resultados inéditos para a história do pensamento nos séculos seguintes.

Suas Principais Obras:
Sobre o Ente e Essência, Suma contra os Gentios, Sobre a Verdade e a fundamental obra Suma Teológica.

Resumindo:
·        O pensamento cristão surge da junção de suas ideias, de suas raízes judaicas e do pensamento grego (helenismo).
·        Santo Agostinho apresenta sua filosofia por meio de sua interpretação crista das obras platônicas.
·        São Tomás de Aquino proporciona a aproximação do pensamento cristão com a filosofia de Aristóteles, suas ideias renovam o pensamento filosófico e abre certo espaço para o conhecimento do mundo sensível. 


Participaram deste trabalho além de mim:Paula Moro e Herlita Raats

De O Silêncio dos Inocentes à Frotteurismo

Aventuras no Wikipedia
Olá Leitor,
Você que esta lendo este post deve estar pensando o que o silencio dos inocentes(nome de um filme) e Frotteurismo (excitação sexual resultante da fricção dos órgãos genitais no corpo de uma pessoa vestida,acoxar)tem em comum pois eu digo o que me ocorreu em um dessas pesquisas inocentes no Wikipedia.


Tudo começou com um costume meu de procurar curiosidades a cerda dos filmes que assisto,seguindo esta tradição pesquisei no Wiki o filme The Silence of the Lambs lá encontrei que o personagem principal é inspirado em uma pessoa real Albert Fish que incentivado por terceiros praticou coprofagia que faz parte da serie Parafilia  que tem como alguns dos componentes:Sadismo,Masoquismo,Apotemnofilia,Urofilia,Voyeurismo,Maieusofilia e o ultimo que vi Frotteurismo.


Bem,esta foi minha aventura no mundo da Parafilia (Padrão de comportamento sexual no qual, em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula)lembrando-se claro que o comportamento sexual parafílico pode ser considerado perversão ou anormalidade.


Agradecimentos:A Wikipedia e a meu Histórico que gravou a sucessão de links.


Lembre-se isto foi Baseado em fatos reais.(pleonasmo)

domingo, 17 de abril de 2011

Escrever Formulas no Word

Semana passada fui um suplicio porque ao prestar um favor para minha tia,professora de matemática,ela me pediu para digitar uma prova cheia de formulas,desafio aceito fui a buscas de programas que convertiam as formulas para o Word,o mais fácil era um acessório que o Word tem,porem necessitava-se do CD de instalação e eu não o tinha,foi quando, depois de muito procurar que eu encontrei um programa que resolveria meu problema pelo menos neste bimestre,bem o nome do programa é Math Type um programa fantástico muito fácil de usar basta um ctrl-C e ctrl-V,enfim o único problema é que ele só pode ser usado por 30 dias,mas é um ótimo quebra-galho para resolver situações inesperadas.

O Download é muito simples é só ir no Baixaki:
(Link já com o programa)

sábado, 16 de abril de 2011

1ºPost

Ola Leitores!
O Objetivo deste Blog é registrar tudo que eu acho interessante,pode ser criação minha,explicações,lista de filmes,musicas,livros e etc... Enfim discussões culturais,uma vez ou outra algo científico,bem o tempo dira.